sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Rezar com a Poesia de Daniel Faria


Daniel Faria, nasceu a 10 de Abril de 1971, em Baltar, Paredes, e faleceu sendo noviço beneditino no Mosteiro de Singeverga, a 9 de Junho de 1999.
Poeta de extraordinária originalidade, deixou uma obra breve mas densa de conteúdo religioso.
Pretende-se, neste encontro, aproveitar alguns dos seus textos mais significativos para, à luz da sua escrita, penetrar no mistério de Deus e na Sua relação connosco.

“O verbo de carne – seu respirar perpétuo tão profundo de longe
Sem nunca me morder, nem me agarrar com os dentes –
Quero aproximar-me, aproximar
A boca de uma escrita. E não sei onde”.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Interculturalidades: construir com as diferenças


Intodução
A aprendizagem intercultural – aprender a (re)conhecer diferenças culturais e a gerir essas diferenças de forma positiva e construtiva – é hoje um vector central no trabalho de indivíduos e organizações envolvidos na procura de mecanismos de desenvolvimento das sociedades mais justos, mais integrativos e mais solidários.

Objectivos
Este curso de formação tem o objectivo de dotar os participantes de instrumentos operacionais e reflexivos que lhes permitam desenvolver competências pessoais e profissionais de promoção da aprendizagem intercultural. Estas competências serão especialmente orientadas para uma aplicação em contextos de Educação Não Formal com jovens e/ou adultos, nos quais a diversidade cultural e identitária, frequentemente sentida como um obstáculo, seja antes encarada como uma dimensão a valorizar e potenciar.

Principais conteúdos
Cultura, identidade e representações da diversidade
Discriminação, integração e relação com as diferenças
Aprendizagem intercultural e competências para a comunicação intercultural

Metodologia
Este curso de formação é, assim, concebido como um espaço de aprendizagem mútua, onde os participantes podem experimentar e comparar diferentes abordagens à problemática da aprendizagem intercultural. Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de aprendizagem – da apresentação de conceitos e textos académicos aos jogos e simulações, passando por trabalhos em pequenos grupos e debates – e os participantes serão interpelados a fazer uso do seu potencial criativo e de uma atitude crítica e reflexiva sobre a sua própria experiência pessoal e organizacional. Todo o percurso formativo será desenvolvido em constante diálogo com as realidades de trabalho dos participantes e orientado para a construção de instrumentos concretos de promoção da aprendizagem intercultural em contextos de Educação Não Formal.


Este curso decorrerá de 27 (20h) a 29 (13h) de Março.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Rezar com a Escultura Contemporânea


Rezar com a Escultura Contemporânea: duas realidades que tendo a ver com a transcendência não são do domínio só da cabeça, mas do coração e dos sentidos.
A Escultura possui uma ligação intrínseca ao acto criador através da materialidade, como o atesta a própria etimologia de Adão. “A quietude da Escultura deve ser como uma semente ou uma bomba, deve caracterizar-se por uma plenitude que lhe permita introduzir-se na nossa consciência e, de certa maneira, ser a causa de uma explosão de novas sensações ou de um novo sentido de estar vivo”. (A. Gormley)

A Arte Contemporânea repensa o lugar da obra e do espectador, assumindo a importância da relação entre ambos. Surge assim a Escultura Contemporânea como uma questão de equilíbrio, uma junção do ser e da materialidade.
Apelando a diversas de formas de rezar (contemplação, oração, meditação) serão abordadas as 3 dimensões visíveis da Escultura, em conjunto com uma 4ª - a Espiritualidade. Incluirá uma breve contextualização da Arte Contemporânea, recorrendo ao trabalho escultórico de Antony Gormley, Juan Muñoz, Damien Hirst, a obra de Guido Dettoni: Maria, entre outros e uma experiência criativa de suporte plástico.

Para além da abordagem analítica, trata-se de uma experiência de oração diferente, orientada pelo diálogo que se estabelece entre a obra e o criador, ou entre a obra e o observador, em que uma revela o outro.
Rezar com a Escultura Contemporânea decorrerá de 27 de Fevereiro a 1 de Março.


Este curso vai ser orientado pela Dr.ª Andreia Cunha

Formação:
Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Licenciatura em Artes Visuais – via ensino pela Universidade de Évora
Frequentou o Colégio Instituto Nun’Alvres, da Companhia de Jesus e posteriormente frequentou o CREU-Il
Realiza projectos na área do Vitral.
Professora dos 1º, 2º e 3º ciclos na área da expressão plástica e 10º ano na disciplina de Geometria Descritiva.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Baile de Máscaras


Fim de Semana de Relações Humana e auto-conhecimento a partir da própria imagem.

Temas a tratar:

1) Quem sou. Que imagem tenho e dou de mim aos outros.

2) Conflitos entre o eu ideal e o que realmente sou.

3) Aprender a viver bem comigo mesmo e a confiar em mim e nos outros.

4) Enfrentar positivamente situações que me poêm em causa.

5) A imagem de Deus e a minha imagem em Deus.


PP. Carlos Carneiro e Miguel Almeida